A Força do Cooperativismo em um só lugar

O Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias é um evento voltado para as principais lideranças cooperativistas do Brasil, reunindo cooperativas de todo o país com grande peso no agronegócio, além de empresas parceiras. O encontro acontece anualmente em junho e possui temáticas voltadas para a excelência da gestão de negócios, buscando aprimorar o conhecimento dos participantes.

18 e 19 de junho

Expo D. Pedro - Campinas/SP

10º Edição em 2024

+500 Cooperativas reunidas nas edições anteriores

253 bilhões em faturamento reunidos na última edição

Todos os estados brasileiros presentes

Nosso objetivo é conectar

pessoas às oportunidades de negócio. Nessa edição, não será diferente! Novas experiências, muito conhecimento e networking, esperam por você no Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias de 2024.

Palestras

Que irão além, oferecendo insights valiosos, conhecimentos aprofundados e as mais recentes inovações no cenário  cooperativista.

Painéis

Prepare-se para se aprofundar em discussões relevantes, com os maiores profissionais de destaque no setor, abordando temáticas que visam o futuro do agronegócio. 

Alimentação Inclusa

Durante o evento, garantimos uma experiência gastronômica completa. 

Nossa História

São mais de 10 anos elevando experiências para produtores de todo o Brasil!

Conheça algumas edições dos eventos

2019

A edição de 2019 do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias contou com a participação de Roberto Rodrigues (coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Na pauta, temas como Aceleração do Crescimento, Governança, Tecnologias Digitais, Finanças e Gestão de Risco nas Cooperativas nortearam as discussões durante o evento. O encontro também recebeu profissionais renomados como o jornalista Ricardo Amorim, jornalista Alexandre Garcia, o administrador de empresas e escritor brasileiro Max Gheringer além de diversos líderes do setor para discutir o futuro do agronegócio e do cooperativismo.

2020

O ENCA 2020 contou com uma programação totalmente online com três fóruns focados em liderança, gestão, vendas e eficiência técnica. Dentre os destaques da programação, nomes como o do jornalista e comentarista Alexandre Garcia, abordando sobre cenário político e econômico, o jornalista e professor Clóvis de Barros Filho, com o tema ansiedade e os impactos na produtividade, o filósofo Mário Sérgio Cortella e o economista Alexandre Mendonça de Barros. Além das palestras, o ENCA 2020 contou ainda mais de 20 painéis divididos em três dias de evento.

2021

O ENCA 2021 contou com a presença dos maiores líderes do setor, como o ex-ministro da agricultura, Alysson Paulinelli, considerado o “pai da agricultura moderna brasileira”, ele foi o responsável pela implantação da agricultura tropical no Cerrado Brasileiro na década de 70, movimento que destacou o Brasil no mercado mundial de alimentos. Nessa edição contamos com mais de 150 cooperativas agropecuárias debatendo os desafios e oportunidades do setor.

2022

A edição de 2022 do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias reuniu representantes das principais cooperativas agropecuárias do país, segmento formado por 1.173 organizações, mais de um milhão de cooperados e cerca de 223 mil empregados. Nos dois dias do Enca 2022, foram debatidos temas como o futuro das cooperativas, o mercado de commodities, o agronegócio em 2030, relacionamento com os associados, transformação digital, e-commerce e marketplace.

2023

O Encontro Nacional das Cooperativas Agrícolas (ENCA), promovido pelo Grupo Conecta nos dias 27 e 28 de junho de 2023 no Royal Palm Hall – Campinas / São Paulo, foi um evento marcante para fortalecer o setor cooperativo agropecuário no Brasil. Com a participação de 300 cooperativas e mais de 500 participantes, o ENCA 2023 teve uma programação abrangente. Diversos temas foram discutidos, incluindo questões políticas e econômicas, planejamento, gestão financeira, gestão de riscos, governança, inovação, o futuro das cooperativas, intercooperação, sustentabilidade, liderança, entre outros aspectos relevantes para o setor.

2024

Em 2024 as oportunidades de conhecimento e networking continuam. Palestras e painéis com especialistas abordaram novas práticas e técnicas para a gestão eficaz da lavoura. Garanta já seu ingresso.

Overview

O que te aguarda na próxima edição:

> 2 dias de evento
> Espaço de visitação aos expositores
> Palestras e painéis com experts do setor

Palestrantes Confirmados

Espcialistas de diversas áreas estarão presentes na décima edição.

Conselho Curador

Nosso conselho curador é composto por profissionais de grande atuação no cooperativismo, que trazem para o evento, todas os desafios, necessidades e expectativas do setor, para que possamos realizar uma abordagem eficaz e altamente consciente dentro do evento.

Temáticas 2024

  • Estratégias Integradas: Planejamento Financeiro e Gestão de Riscos nas cooperativas;
  • Mercado Internacional 2024-2025: Oportunidades para a Exportação;
  • Inovação: Descobrindo Novas Oportunidades de Negócio para cooperativas agropecuárias;
  • Expectativas Econômicas e Políticas para os Próximos Anos;
  • Planejamento Sucessório, Tributário e Patrimonial;
  • Gestão Climática nas cooperativas;
  • Cultivo regenerativo e diversificação sustentável na cafeicultura;
  •  Inovação e Sustentabilidade: Rumo à Neutralidade de Carbono com Novas Tecnologias para cooperativas agropecuárias

Local do evento

programação
do evento

Patrocinadores Oficiais

Apoio Institucional

Apoioadores

Principais Notícias

ENCA 2023: fortalece o Cooperativismo Agrícola

Br Cooperativo

ENCA 2023 deve reunir mais de 500 lideranças do cooperativismo

Hub do Café

Supercampo confirma presença na ENCA 2023 e apresenta a plataforma SaaS

Mundocoop

Em Campinas, cooperativas de todo o país se reúnem para discutir futuro da agropecuária

Canal Rural

Quer saber mais sobre nosso evento?

Entre em contato com nosso time de relacionamento e tire todas as suas dúvidas sobre o ENCA 2024.

© GPO CONECTA 2024 - Todos os direitos reservados